Diariamente, moradores dos bairros de Ciudad del Este reclamam das fogueiras usadas para queimar lixo ou restos de vegetação.

Foto: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

A prefeitura de Ciudad del Este apresentou, na última sexta-feira (13), a campanha Queima Zero, de erradicação da prática das queimadas urbanas.

A ação está a cargo da Divisão de Controle e Inspeção Ambiental da prefeitura, responsável pelos controles levados a cabo nos diferentes bairros.

De acordo com o poder público de Ciudad del Este, a campanha surge como resposta às constantes queixas da população.

Diariamente, o horizonte da capital do Alto Paraná fica tomado por centenas de fogueiras, principalmente no período da tarde. Os moradores queimam resíduos como lixo e restos de vegetação (folhas e galhos), o que afeta a qualidade do ar no ambiente urbano.

A campanha tem o lema “O que hoje você queima, amanhã você respira” como forma de conscientizar os adeptos da prática em Ciudad del Este.

O morador que insistir na realização das fogueiras poderá receber punições como as multas previstas no código de conduta do município.

A prefeitura de Ciudad del Este pede, ademais, que a população encaminhe denúncias pela internet, via WhatsApp: +595 0971 840450.

Para facilitar o cumprimento das normas, a denúncia deverá estar acompanhada de imagens (fotos ou vídeos) e localização exata do local da fogueira.

Tal como em Ciudad del Este, também em Foz do Iguaçu existe o hábito de queimar lixo ou restos de plantas, especialmente no final da tarde. Além do prejuízo à qualidade do ar, a prática já resultou, inúmeras vezes, em incêndios que atingiram terrenos ou residências.

fonte: h2 foz