Condição dos banheiros também é criticada por passageiros; há um ano, gestão prometeu melhorias — que não ocorreram.

foto: Marcos Labanca

Bebedouro precário e anti-higiênico, banheiros sujos e sem papel, sanitário para pessoas com deficiência (PcDs) fechado, lixo espalhado e pouca iluminação. São problemas antigos do Terminal de Transporte Urbano (TTU) novamente testemunhados pela reportagem ao percorrer o espaço na semana passada.

Há um ano, em fevereiro de 2025, o H2FOZ havia constatado transtornos similares aos passageiros, embora naquela ocasião as plataformas e vias do terminal parecessem mais limpas. Na ocasião, a prefeitura, por meio do Instituto de Transportes e Trânsito (Foztrans), respondeu que estudava melhorias estruturais no TTU:

“Incluindo a modernização dos bebedouros, a ampliação dos banheiros e o reforço da iluminação, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais seguro e confortável para os usuários”, anunciou a gestão. Mas a situação do terminal segue como estava.

A reportagem questionou à prefeitura por que as medidas estudadas em 2025 ainda não foram implementadas. “As melhorias nos banheiros, bebedouros e na iluminação do terminal de ônibus já estavam previstas em nosso planejamento”, expôs.

E prosseguiu respondendo: “A execução dessas medidas demandou etapas técnicas e administrativas que exigiram mais tempo para serem concluídas. Estamos avançando nesse processo e reforçamos nosso compromisso em oferecer melhores condições aos usuários.” Detalhe para o verbo “avançando”, gerúndio para designar algo que se projeta à frente.

A administração agora promete melhorias na manutenção dos banheiros, bebedouro e iluminação para acontecer na primeira quinzena de fevereiro.

foto: Marcos Labanca

Além disso, a gestão do município disse que a manutenção dos sanitários é realizada por bolsistas e prestadores de serviços comunitários do Patronato Municipal, orientados e acompanhados por servidores do Foztrans. “Ressaltamos que há reposição regular de papel higiênico nos sanitários, embora ocorram casos de subtração desses materiais”, citou a prefeitura.

A segurança do terminal de ônibus está sob responsabilidade da Guarda Municipal, apontou o Executivo.

Bebedouro precário Há dois bebedouros para passageiros no TTU, mas apenas um funciona. Ele está sujo, enferrujado e não dispõe de copos — um potinho é utilizado para a hidratação, e foram encontrados restos de frutas dentro dele. Eis o que respondeu a prefeitura:

“Foi realizado manutenção necessária neste bebedouro e está em funcionamento normal, não há mais vazamento. A administração não disponibiliza copos plásticos nos bebedouros públicos. A decisão segue critérios de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social, buscando reduzir a geração de resíduos descartáveis e incentivar práticas mais conscientes.”

Quanto ao equipamento de hidratação desativo, a previsão é a de que seja restabelecido nesta quinzena.

*Banheiro para PcD

A exemplo de fevereiro de 2025, o banheiro para PcD estava fechado durante a realização da matéria, sem placa indicativa e com um carrinho de materiais emperrado na porta. “O banheiro PNE precisou ser interditado, devido a um problema na boia da descarga. Mas já foi resolvido e está funcionando normalmente”, diz a nota da governação de Foz do Iguaçu.

Morador tem voz

Diga Aí é um canal direto do morador com o portal H2FOZ. Os leitores podem enviar reclamações, pedidos de providências pelo poder público e sugestões de pautas de reportagens sobre o dia a dia de Foz do Iguaçu. O acesso é a um toque, no WhatsApp: (45) 99828-6840.

Fonte: H2Foz