Argentino cumpriu agenda no Paraguai nessa terça-feira (16), para participar de eventos e manter reunião com o presidente Santiago Peña
Foto: Gentileza/Presidência do Paraguai
O presidente da Argentina, Javier Milei, cumpriu agenda no Paraguai, nessa terça-feira (16), para participar de eventos e manter reunião com o colega Santiago Peña.
Em declarações durante uma conferência de grupos conservadores, em Assunção, Milei elogiou o desempenho da economia do Paraguai nas últimas décadas.
“É um exemplo do que fazer em matéria econômica, tanto para o meu país como para o resto da América do Sul”, afirmou. “Há décadas, o Paraguai abraçou as ideias da liberdade e tornou a inflação coisa do passado, bem como não deixou de crescer.”
“A experiência do Paraguai prova que, quando as regulamentações não atrapalham, quando os impostos não asfixiam, a capacidade dos países para comercializar cresce, criando mais bens e serviços de melhor qualidade e a um melhor preço”, avaliou Milei.
O presidente da Argentina reconheceu, contudo, que seu país enfrenta uma série de dificuldades, como o elevado índice de pobreza e a inflação ainda alta.
De acordo com Milei, que enfrenta importante resistência interna, “as reformas radicais que fizemos para colocar as contas em ordens, assim como as mais de nove mil reformas estruturas, já estão dando importantes frutos”.
Sobre a cooperação com o Paraguai, o mandatário disse que, “se a Argentina crescer, seremos capazes de grandes coisas com o povo paraguaio, cujo exemplo nos mostra que temos muito a aprender”.
Após as declarações públicas, Milei participou de uma reunião com o presidente Santiago Peña na sede do governo em Assunção.
Em pauta, temas como a reativação da instalação de novas turbinas na hidrelétrica binacional de Yacyretá, pertencente à Argentina e ao Paraguai. Os presidentes abordaram, ademais, temas relacionados à regulamentação da hidrovia do Rio Paraná.
(Com informações da Agência IP)